ÚRSULA: O PORQUINHO DA ÍNDIA

30-06-2015 19:27

Hoje a Úrsula veio à consulta para ser desparasitada internamente! É muito simpática e rapidamente se pôs à vontade a coscuvilhar a secretária!

         

 

A Úrsula é um porquinho-da-índia. Estes animais, apesar de resistentes, precisam de cuidados. Uma boa alimentação, rica em fibra e vitaminas, é imprescindível. Deverão ser dados pellets  (tipo de ração em forma cilíndrica com um conjunto de vitaminas, minerais e outros nutrientes) ou uma mistura específica para porquinhos. Deve-se ter cuidado na escolha destes produtos consoante a idade e as necessidades alimentares, devendo-se dar importância ao excesso de gordura e à presença da sempre importante vitamina C.

Frutos e legumes frescos deverão ser dados diariamente, sendo uma fonte de vitamina C essencial. É, também, importante uma dose diária de feno, para o bom funcionamento dos intestinos.

Estes pequenos roedores podem viver cerca de 5-6 anos e, por serem muito sociais, gostam de ter um companheiro de casa, não havendo problema se se tiver 2 machos ou 2 fêmeas.

Quanto a cuidados veterinários devem ser desparasitados internamente de 6 em 6 meses e, caso tenham acesso ao exterior, também externamente.

Por vezes, sendo os dentes do porquinho de crescimento continuo, o não desgaste pode levar a que seja necessária a intervenção para lhes devolver o tamanho normal. Caso contrário o animal não conseguirá comer. Para evitar esta situação deverão ser providenciados brinquedos e material para o porquinho roer e assim fazer o desgaste.

Outros cuidados a ter com o porquinho da India:

Unhas: As suas unhas crescem constantemente. Vivendo em cativeiro, o animal poderá não ter onde e como gastar as unhas, pelo que estas poderão necessitar de ser aparadas com alguma frequência, de preferência mensalmente.

Pêlo: Os banhos deverão ser dados só quando estritamente necessário. Deverão ser utilizados champôs para raças pequenas, secar bem o pêlo no final e evitar grandes variações de temperatura. A escovagem deve ser diária em porquinhos de pêlo comprido e esporádica nos de pêlo curto.

Criação:  A idade ideal para se iniciar a vida reprodutiva do macho é por volta dos 4 meses e para a fêmea o primeiro acasalamento deve ocorrer entre os 4 e os 7 meses (a fêmea deve ter pelo menos 400 gramas de peso). Após essa idade o corpo da fêmea termina seu desenvolvimento e os ossos pélvicos se calcificam completamente. Caso a fêmea não tenha tido um parto antes dessa idade que tenha provocado a dilatação dos ossos pélvicos, esses ossos podem calcificar de forma a deixar o canal de parto estreito demais para a passagem do feto, podendo levar a morte dos filhotes e da mãe.

 

Parâmetros Fisiológicos

Esperança de vida

5 – 6 anos

Gestação

59 – 72 dias

Peso ao nascimento

70 – 100 gramas

Maturidade Sexual

M 3 meses / F 4 meses

Tamanho da ninhada

2 – 5 crias

Temperatura rectal

37 – 39.5 ºC

 

 

Dra. Luísa Raquel

 

 

 

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO

NOVO SITE: 

https://clinicavetsantonofre.pt/