Bigodes do gato : tudo o que precisa saber!!!

06-03-2017 19:00

O que são os bigodes do gato?

Os bigodes do gato, ou vibrissas, são prolongamentos de pêlos mais duros, alongados e profundos que os pêlos normais. Existem 12 pêlos organizados em 4 filas entre a boca e o nariz. A posição destes pêlos é única para cada gato. Também podem ser encontrados noutras partes do corpo em menor número.

Como funcionam os bigodes dos gatos?

Os bigodes servem para a transmissão de vibrações a órgãos sensoriais na sua base. Nesta existem células nervosas envolvidas numa cápsula de sangue. O sangue amplifica o sinal permitindo detecção. O tecido muscular no folículo do pêlo permite orientá-lo. 

A importância dos bigodes do gato é permitir-lhe avaliar a posição espacial de objectos.

Para que servem os bigodes dos gatos?

A função dos bigodes é detectar variações de pressão no ar. A pressão pode ser utilizada para detectar objectos ou presas, visto que o ar se desloca de forma distinta à volta de barreiras. Também podem ser utilizados para medir espaços pequenos por aprendizagem. Tudo isto são vantagens para um predador nocturno. A posição dos bigodes é utilizada como forma de comunicação.

Posso cortar os bigodes ao gato?

A perda ou corte dos bigodes causa stress aos gatos. Estão habituados a utiliza-los como um sentido extra e a sua perda pode levar a situações perigosas, sendo que o seu equilíbrio também é afectado. Os bigodes caem como o pêlo normal e crescem naturalmente no seu ciclo.

 

Comunicação pelos bigodes

Se o gato está em posição defensiva ou chateado vai puxar os bigodes para trás. Quando o gato está feliz, curioso ou contente, os bigodes estão relaxados e mais puxados para a frente.

Porque é que os bigodes mudaram de cor?

Os bigodes podem passar de escuros a claros com o idade. Durante o envelhecimento o pêlo torna-se mais cinzento, mas é difícil de avaliar a menos que o gato tenha uma cor escura.

Outras curiosidades sobre os bigodes

Os gatos Sphinx frequentemente não têm bigodes, a raça Rex tem bigodes curtos em caracol. Os maiores bigodes medem 19 centímetros e pertencem a um Maine Coon na Finlândia.

Se as taças da comida e da água forem pequenas podem tocar nos bigodes. Isto poderá ser a causa do gato tirar a comida com a pata e preferir comer no chão.

 

 

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO

NOVO SITE: 

https://clinicavetsantonofre.pt/